quinta-feira, 4 de junho de 2009

Um novo começo


"O nome das pessoas é demasiado intrigante para ser banalizado."

José Saramago; "Cadernos de Lazarote"- Diário V

Conhecem aquela ânsia, aquela estranheza e, simultaneamente, curiosidade que um leitor sente quando começa a explorar um novo autor?
A incerteza de não saber se se vai gostar, se nos identificamos com o estilo da escrita, com a entoação da narrativa com a melodia das palavras...
É exactamente isso que estou a experienciar neste momento. Comecei a ler o meu primeiro livro de José Saramago e , incrivelmente, estou a gostar. Eu até poderia estar condicionada, a priori, com o seu estilo invulgar de escrita mas, por alguma razão o homem é Prémio Nobel.
Assim, vou dar uma vista de olhos nos "Cadernos de Lazarote" Diário V e, depois, se me adaptar bem passo ao "Memorial do Convento".



Parece-me muito bem!!

2 comentários:

  1. Sugestão: o priemiro livro que li de Saramago foi "Ensaio sobre a Cegueira", uns meses antes dele ganhar o Nobel.
    Adorei!
    E tornei-me fã dos livros de Saramago.
    Dos muitos que já li, o que menos gostei foi "O Memorial do Convento". Mas um dia destes volto à história fantástica da Blimunda...
    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
  2. GONIO: Também espero ler, em breve, "Ensaio sobre a Cegueira". É um livro que sempre me deixou curiosa!
    Mas o "Memorial do Convento" é leitura obrigatória para Português 12ºano. Pelo que sei o livro até me parece bem. Sinceramente, espero gostar!

    ResponderEliminar