quinta-feira, 9 de abril de 2009

"Para Sempre, Talvez"

Sinopse: Cecelia Ahern conta-nos a história envolvente de um amor contrariado por um destino que teima em brincar com os seus dois protagonistas. Alex e Rosie atravessaram a infância e a adolescência juntos, sempre presentes na vida um do outro como melhores amigos. No entanto, quando chega o momento de começarem a descobrir as alegrias das noites na cidade e das primeiras aventuras amorosas, o destino resolve pregar-lhes uma partida ao colocar entre os dois a vastidão do oceano Atlântico. Mas poderão o tempo, a distância e o próprio destino ser mais fortes que um grande amor?


Este livro leva-nos à descoberta da vida e das desventuras de dois grandes amigos Rosie e Alex. Eles conheceram-se aos 5 anos e são os melhores amigos desde então. Partilham tudo juntos, as fastidiosas aulas de matemática de manhã, as brincadeiras aos hotéis e aos hospitais, as paixonetas da adolescência. Enfim, tudo. Não há nada que escondam um ao outro, Alex e Rosie são inseparáveis. Mas um dia o destino prega-lhe uma partida e Alex muda-se para Bostan com os pais. Contudo, nem a distância enfraquece esta amizade.
A partir deste ponto, a história gira em torno dos desencontros entre os protagonistas.
Alex e Rosie são incapazes de mover a sua vida ao mesmo ritmo e este amor que parece ser predestinado continua a ser posto de parte num cantinho recôndito do coração. Há sempre algo de novo a acontecer que põe um novo entrave a este casal, há sempre uma nova peripécia à espreita que não abre caminho a este amor. E assim, o tempo vai passando. Os dias, os meses, os anos avançam, sem que nenhum dos dois confesse os seus verdadeiros sentimentos.
Para mim, o título original deste livro, “Where the rainbows end”, diz tudo sobre a sua história. Acho que é isso que Rosie procura durante toda a vida, o pote de ouro no final do arco-íris, a felicidade que ela busca mas que teima em escapar-lhe por entre os dedos.
No final do livro, Rosie acaba por encontrar esse lugar especial, o seu pote de ouro bem como o seu silêncio mágico; apesar de ter cerca de 50 anos de atraso.
Em suma, com este livro conhecemos um romance delicioso que fala da ténue barreira que separa a amizade do amor. Uma história contada com sentido de humor e usando totalmente correspondência: e-mails, cartas, salas de chat e mensagens instantâneas.

Uma leitura leve para passar um bela tarde de leitura no sofá. Recomendo!



Sem comentários:

Enviar um comentário