quarta-feira, 25 de março de 2009

"O pecado de Darwin"


Dois homens subiram ao vulcão. Um voltou e mudou a
história para sempre…

Sinopse:
O Pecado de Darwin leva-nos à Inglaterra Vitoriana para nos revelar os segredos que rodeiam a vida e a obra do cientista britânico Charles Darwin, num romance que, além de combinar harmoniosamente factos históricos e ficção, responde a questões como: o que levou Darwin a formular a teoria da evolução? Porque demorou vinte e dois anos a publicar A Origem das Espécies?
Ao longo desta obra, Darnton reescreve a verdadeira história de Darwin, sob três perspectivas diferentes: a do próprio explorador enquanto jovem, a da sua filha Lizzie e a dos investigadores Hugh Kellen e Beth Dulcimer, cuja obsessão pelo naturalista os leva muito além de uma mera investigação académica. Ao descobrirem os diários e as cartas de Lizzie, Hugh e Beth encontram um capítulo oculto da biografia de Darwin, que vai revelar inúmeros segredos, nos quais reside o nascimento da teoria da evolução.


Foi a minha professora de Biologia que me indicou este livro aquando do estudo da Teorias de evolução de Darwin. Fiquei logo curiosa dado que Darwin sempre exerceu um grande fascínio sobre mim. Um homem de barbas brancas que sozinho conseguiu abster-se das barreiras do passado e do futuro e encontrou a explicação para a nossa existência, de onde viemos e para onde vamos.
Neste sentido, O Pecado de Darwin leva-nos à descoberta do homem por detrás da obra. Com este livro seguimos Darwin através da sua viagem no Beagle, como um jovem naturalista sedento de saber. Conhecemos a sua filha Lizzie, a que todos chamam maluca, mas cuja inteligência e curiosidade a levaram a descobrir a verdade por trás da Teoria da Evolução de seu pai. E também Hugh, que ainda se encontra abalado por uma tragedia no ceio da sua família, com contornos misteriosos e que se refugia nas Galapágos para se isolar do mundo. E por fim Beth, uma mulher lutadora e enigmática que rouba o coração de Hugh. Juntos, os dois investigadores irão desvendar um mistério antigo que remonta ao tempo de Lizzie, e que está muito para além do seu poder de imaginação.
O Pecado de Darwin leva-nos à descoberta da verdade que nem sempre é tão recta como nos parece à primeira vista.

Sem comentários:

Enviar um comentário