Mostrar mensagens com a etiqueta escola. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta escola. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Exames, ai os exames!

Certo, novidades.


Dia 2 de Março vou inscrever-me nos exames. Até aqui tudo bem,colocar o nosso nome, pôr umas cruzinhas,preencher uns códigos. Tudo bem? Tudo muito mal.

Não sei quantos exames hei-de fazer. Se quatro, se três, se dois. Pois.

Eu fazer, não fazia nenhum. Mas parece que tenho mesmo de me meter numa sala umas duas horitas lá para Junho para ver se estou algures numa Universidade em Setembro.

Tenho de esmiuçar o assunto e pesar os prós e os contras. Uma coisa é certa:não faço nada em segunda fase. Nada, rien de rien!

E outra coisa, já o ano passado dizia e com muita razão: Mil vezes fazer quatro exames de Matemática do que um de Fisico/Química. Uma experiencia muito traumatizante.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Juro....

- E agora?
- Se não tens onde viver melhor, fica aqui.
- Hei-de ir para Mafra, tenho lá família.
- Mulher?
- Pais e uma irmã.
- Fica, enquanto não fores será sempre tempo de partires.
- Porque queres tu que eu fique?
- Porque é preciso.
- Não é razão que me convença.
- Se não quiseres ficar, vai-te embora. Não te posso obrigar.
- Não tenho forças que me levem daqui. Deitaste-me um encanto.
- Não deitei tal. Não disse uma palavra, não te toquei.
- Olhaste-me por dentro.
- Juro que nunca te olharei por dentro.
- Juras que não o farás e já o fizeste.
- Não sabes de que estás a falar. Não te olhei por dentro.
- Se eu ficar onde durmo?
- Comigo.
José Saramago,"Memorial do Convento"
Diálogo entre Baltasar e Blimunda (adaptado)

sábado, 19 de dezembro de 2009

Festas

Ando um bocadito desaparecida. Entre escola, trabalhos, testes, amigos, família e compras de Natal não tenho tido muito tempo disponível. Mas agora em férias prometo vir cá mais vezes.
Ontem tive um jantar de Natal seguido de festa até de manhã. Estava tanto frio que mal sentia a ponta dos dedos (o que vale é que levei luvas! ;)).
O jantar correu super bem. A comida estava espectacular, a companhia divinal e a troca de prendas hilariante. Já a festa podia ter sido melhorzita. Mas enfim.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Probabilidades

Amanhã tenho teste de Matemática.

Façam fisgas e desejem-me sorte, vou precisar!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Fingimento Poético

"É na poesia ortónima que o Pessoa "restante", o que não cabe nos heterónimos laboriosamente inventados, se afirma e "normaliza": é então que ele "faz" de si e os seus poemas são "chaves" para compreeender o seu universo literário. "
António Mega Ferreira


O meu plano espectacular para esta manhã é escrever um texto de 120 palavras sobre a teoria do fingimento poético em Pessoa ortónimo, com base neste comentário de António Mega Ferreira.
A poesia é um acto de fingimento. O resto é bla bla bla whiskas saquetas!!

domingo, 11 de outubro de 2009

Monday sucks

A sorte é que só tenho aulas de tarde!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mãe Galinha

Agora nas aulas de Biologia andamos a dar a Reprodução Humana. Folículos para cá, Blastócitos para lá! Uma animação, portanto.
E para podermos observar experimentalmente os embriões em formação, trouxemos ovos de galinha (galados espera-se) para a escola e vamos incubá-los. Vamos ter pintainhos a piar pelo laboratório fora dentro de 2 semanas. Mas, até lá, temos de tomar conta dos rebentos e ir à estufa virá-los uma vez por dia. Vamos ser as mães e pais galinha para estes ovinhos orfãos.


Depois criamos os bichos e fazemos uma patuscada com eles. Ainda há vozes cepticas quanto ao plano mas, vamos conseguir convencê-los. Qualquer desculpa é boa pra dar uma festa!

domingo, 27 de setembro de 2009

Preguiçar = Férias, não compatível com estudo

Domingo de manhã. Dia de preguiçar na caminha, tomar um grande pequeno-almoço e estar sentada no sofá a manhã toda a ver televisão.
Mas isto só nos meus sonhos. A triste realidade é que ainda nem 10h são e eu já estou para aqui rodeada de livros, cadernos, exercícios e afins.
A gametogénese aguarda ansiosamente para fazer a minha cabeça em frangalho!

sábado, 19 de setembro de 2009

Hoje

Vou começar a estudar à seria! Eu sei que ontem não prestei atenção nenhuma à aula de química (a culpa não é minha se aquilo é muito secante) mas hoje vou compensar e vou fazer montes de exercícios.
Prometo fazer um esforço para gostar, mas vão ser muuuuiiiiitttoo dificil.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Regresso à escola

A escola começou esta semana, por isso é que estou mais ausente destas andanças bloguisticas. E como este é o 12ºano e, espera-se, o último no secundário, há que estudar desde o príncipio para não perder o fio à meada.
A minha melhor amiga já anda agarrada aos livros. Coisa inédita. Sorry, Tó mas toda a gente sabe que não és uma moça marrona. Por isso, tenho que me fazer à vida e começar a trabalhar aserio que é pra ver se para o ano nesta altura estou colocada no curso e universidade que quero.
Por falar nisso, ainda não faço ideia para que curso hei-de ir, já tomei nota para pensar a fundo no assunto. Acho que vou pedir ao psicologo da escola que me ajude e tudo. Não é uma coisa que possa adiar muito. Já estou farta que me perguntei a meinha "área vocacional" e eu não saber responder.´Que palavrona feia. Fica, desde já, cortada do mu dicionário.




PS: Não sei se repararam mas mudei aqui as cores do blog. O verde era lindo, mas precisava de umas férias. Por agora fica assim, em castanhos e violetas.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parafrasear a Vida X


"Toda a gente sabe ou toda a gente julga saber o que é a matemática: um jogo de números, incógnitas e relações que se utiliza para pagar a conta do supermercado, calcular os impostos, planear a construção de pontes, determinar o trajecto do vaivém espacial e tranquilizar-nos quanto à órbita futura dos asteróides. Mas os filosofos, tal como os matemáticos, nunca se entenderam sobre a raiz do poder milagroso desses números e dessas equações."


Nuno Crato; "A Matemática das Coisas"



A Química de Rómulo

Eu ando um bocado com a neura! E Porquê??
Acho que fiz uma tremenda asneira em ter escolhido Química. Não gosto daquilo, não me cheira nada bem. Ou melhor, cheira-me a esturro. E até tremo de pensar no que vem aí e no que vou ter que estudar nos próximos meses.
Mas, depois, uma pessoa abre o livro e encontra na primeira página isto:


"Sempre gostei de trabalhar com as minhas mãos.
Digo frequentemente que se as
coisas tivessem corrido de outra
forma eu gostaria de ter trabalhado
na metalurgia ou ter sido
marceneiro. Além disso,
sempre gostei de fazer,
coisas para a minha casa.
Até fiz mobília. Portanto, a física
e a química atrairam-me
por causa do seu lado
experimental, mãos na materia."

E, então, pensa que só pode ser um sinal. Não será assim tão mau!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Vida dum pobre...


Hoje vim queixar-me, por isso, se não quiserem ler lamurias de um espírito frustrado e melancólico aconselho a pararem de ler por aqui.

A sério, pode ser contagioso... Depois não digam que não avisei!

1º-Recebi as notas dos exames. Desci um valor às duas disciplinas e tenho de voltar a repeti-los. Não digo o mesmo para FQ, mas a BG a minha nota não reproduz os meus conhecimentos. Fartei-me de estudar, não podia ver mais livros à frente e depois levo este balde de água fria. Enfim, cá para mim não merecia isto.

2º- Hoje é dia 7. Depois de amanhã faço anos, mais precisamente 17 anos. Estou a ficar velhota, para o ano já sou maior e devo estar prestes a ir para a faculdade. Ainda ontem brincava às apanhadas...

3º- Amanhã à meia noite é para cantar os parabéns. Andaram a convidar pessoas que eu preferia que não comparecessem e que, certamente, trarão problemas...
4º- Ainda faltam 2 grandes semanas para eu ir de férias. Nunca mais me vejo a preguiçar na praia.


Pronto e é isto. Ao escrever não parece assim tão mau, mas eu garanto que não é tão fácil como parece.

Agora, vamos ver o lado positivo da coisa. Faço anos e vou receber montes de livros novos. Descobri onde se vendem Melissas em Coimbra, por isso, brevemente, terei umas cá em casa.

Algo fútil e pouco espirituoso, mas até me fez sentir melhorzito.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Coisas da vida e afins


Estou chateada, triste, frustrada mas, principalmente, farta!! Toda a gente diz que vida de estudante é que é bom, que se tem de aproveitar enquanto não se trabalha, etc, etc... Mas eu não consigo discernir a beleza e a tranquilidade da coisa.
Então, o que eu queria era que esta treta toda acabasse e que eu pudesse, finalmente, respirar fundo e aproveitar o meu querido Verão!


Contudo, não sei se aguento até ao final do dia, quanto mais ao final da semana...
Enfim, vida de um pobre e a minha não é melhor!!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

E.T.- O extraterreste


O Silvério, o meu "querido" stor de Educação física, chama-me E.T. Diz que qualquer dia o meu verdadeiro Eu vem ao de cima e, durante uma aula, começo a ficar verde e crescem-me tentáculos. Isto porque, segundo ele, eu sou esquisita. Não tenho qualquer tipo de habilidade física, sou desastrada e só digo baboseiras. Isto, segundo ele, são características de seres provenientes de outros planetas.

Mas:
Hoje até estou capaz de concordar com o senhor. Hoje aconteceu tudo: entornei o café, espalhei o açúcar, esturrei as torradas, queimei o arroz. Só me faltou mesmo partir o perónio como a outra!

Já devo estar próxima da metamorfose.

sábado, 6 de junho de 2009

Examessssssssss

A próxima semana vai ser passada assim: encafuada no meio dos livros... Só espero que o esforço valha a pena!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Um novo começo


"O nome das pessoas é demasiado intrigante para ser banalizado."

José Saramago; "Cadernos de Lazarote"- Diário V

Conhecem aquela ânsia, aquela estranheza e, simultaneamente, curiosidade que um leitor sente quando começa a explorar um novo autor?
A incerteza de não saber se se vai gostar, se nos identificamos com o estilo da escrita, com a entoação da narrativa com a melodia das palavras...
É exactamente isso que estou a experienciar neste momento. Comecei a ler o meu primeiro livro de José Saramago e , incrivelmente, estou a gostar. Eu até poderia estar condicionada, a priori, com o seu estilo invulgar de escrita mas, por alguma razão o homem é Prémio Nobel.
Assim, vou dar uma vista de olhos nos "Cadernos de Lazarote" Diário V e, depois, se me adaptar bem passo ao "Memorial do Convento".



Parece-me muito bem!!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Parafraseando a vida IV

"O prazer que experimentamos em ocasiões como esta desorienta a mente- se o olhar tenta seguir o voo duma borboleta garrida, fica entretanto preso numa qualquer árvore ou fruto estranhos, se observarmos um insecto, a flor em que repousa consegue que dele nos esqueçamos... a mente é um caos de deslumbramento. "

Charles Darwin

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Matematicando

Mas quem é que no seu perfeito juízo, confunde equações vectoriais com equações cartesianas!?!?!
Sou mesmo a pior...

domingo, 3 de maio de 2009

Cesário pelos olhos de outros

Cesário Verde.
Sinceramente não sabia nada sobre este senhor há uma semana atrás. Agora já sei um pouco sobre a vida e obra deste jovem poeta, cujos poemas tanto me tocaram a mim como sensibilizaram grandes poetas do século XX.
Um deles foi Fernando Pessoa (Alberto Caeiro), que dedicou uns pequenos versos a Cesário.

Ao entardecer, debruçado pela janela,
E sabendo de soslaio que há campos em frente,
Leio até me arderem os olhos
O livro de Cesário Verde.

Que pena que tenho dele! Ele era um camponês
Que andava preso em liberdade pela cidade,
Mas o modo como olhava para as casas,
E o modo como reparava nas ruas,
E a maneira como dava pelas cousas,
É o de quem olha para as árvores,
E de quem desce os olhos pela estrada por onde vai andando
E anda a reparar nas flores que há nos campos…

Por isso ele tinha aquela grande tristeza
Que ele nunca disse bem que tinha,
Mas que andava na cidade como quem anda no campo
E triste como esmagar flores em livros
E pôr plantas em jarros…

Alberto Caeiro