segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Posso ficar com o trapito?


O que eu dava para ter este vestido!
Digo-vos que ao vivo ainda é mais bonito. E em mim, aí é que era a loucura. Então, paizinhos que tal um presente de Natal adiantado?? Eu até peço pooorrr faaavvvvooorrrr!



Para mais informações, é favor dirigir-se a uma loja Desigual perto de si.

Parafrasear a Vida XIII


“In the End, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends.”

Martin Luther King

domingo, 27 de setembro de 2009

"I'm never as good as when you're there."
Almoust famous

Preguiçar = Férias, não compatível com estudo

Domingo de manhã. Dia de preguiçar na caminha, tomar um grande pequeno-almoço e estar sentada no sofá a manhã toda a ver televisão.
Mas isto só nos meus sonhos. A triste realidade é que ainda nem 10h são e eu já estou para aqui rodeada de livros, cadernos, exercícios e afins.
A gametogénese aguarda ansiosamente para fazer a minha cabeça em frangalho!

sábado, 26 de setembro de 2009

Lógica Retorcida

O mundo anda perdido! Ou melhor, as editoras por este Portugal fora andam desvairadas de todo... A Saída de Emergência publicou no passado mês de Julho o primeiro volume da série "Predador da Noite"- Amante de Sonho. A mesma editora tem prevista a publicação do segundo volume da série, O Prazer da Noite, em Novembro.
Qual não é o meu espanto, quando descubro que a editora Casa das letras vai publicar agora no ínicio de Outubro um outro livro, também ele da serie "Predador da Noite"- Acheron. Só que se trata do 14º volume numa série de 20 e poucos livros.
Digam-me se há algum resquício de lógica numa editora que começa a editar uma serie de livros no 14º?
Sim, porque o desenvolvimento das personagens desde o primeiro volume não tem importância nenhuma. Sim, porque começar a ler a história pelo fim e ir recuando depois é que é bom!


Se a autora escreveu as histórias numa certa ordem, não acham que deviam ser publicadas assim? É que andar a saltar de livro em livro consoante a vontade das editoras é, no mínimo, uma desconsideração pelos leitores. Mas isto digo eu, o que é que eu sei de livros!!!
Já para não falar que o livro é caríssimo, 22€, acho.
Este recuso-me a comprar!! É que nem oferecido....

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

D'ouro



"Corre, caudal sagrado,
Na dura gratidão dos homens e dos montes!
Vem de longe e vai longe a tua inquietação
Corre, magoado,
De cachão em cachão.
A repactar olímpicos socalcos
De doçura
Quente
E deixa na paisagem calcinante
A imagem desenhada
Dum verso de frescura
Retinente."

Miguel Torga

sábado, 19 de setembro de 2009

Hoje

Vou começar a estudar à seria! Eu sei que ontem não prestei atenção nenhuma à aula de química (a culpa não é minha se aquilo é muito secante) mas hoje vou compensar e vou fazer montes de exercícios.
Prometo fazer um esforço para gostar, mas vão ser muuuuiiiiitttoo dificil.

A simplicidade é a melhor das práticas porque...


...há imagens que falam por si!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Regresso à escola

A escola começou esta semana, por isso é que estou mais ausente destas andanças bloguisticas. E como este é o 12ºano e, espera-se, o último no secundário, há que estudar desde o príncipio para não perder o fio à meada.
A minha melhor amiga já anda agarrada aos livros. Coisa inédita. Sorry, Tó mas toda a gente sabe que não és uma moça marrona. Por isso, tenho que me fazer à vida e começar a trabalhar aserio que é pra ver se para o ano nesta altura estou colocada no curso e universidade que quero.
Por falar nisso, ainda não faço ideia para que curso hei-de ir, já tomei nota para pensar a fundo no assunto. Acho que vou pedir ao psicologo da escola que me ajude e tudo. Não é uma coisa que possa adiar muito. Já estou farta que me perguntei a meinha "área vocacional" e eu não saber responder.´Que palavrona feia. Fica, desde já, cortada do mu dicionário.




PS: Não sei se repararam mas mudei aqui as cores do blog. O verde era lindo, mas precisava de umas férias. Por agora fica assim, em castanhos e violetas.

sábado, 12 de setembro de 2009

Parafrasear a Vida XII

"Alague o seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas."
Fernando Pessoa

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O fim & O início


Acho que é notório que ando, ligeiramente, desalentada com o final das férias e o consequente inicio das aulas! E, vai daí, apeteceu-me falar um poucochinho do que mais gosto nas lindas e queridas férias.
Posso ir à praia e ler com o mar a embalar as palavras. Digo e repito que ler na praia é o melhor do mundo. Podemos relaxar e reflectir sobre o significado mais profundo da história que lemos.
Mas o melhor, melhor é espreitar o que as outras pessoas estão a ler e reconhecer os livros. Depois penso que já li determinado livro que aquela senhora tem, que gostava de ler o outro que aquele rapaz leva debaixo do braço, que esta praia tem leitores muito competentes e com gostos literários parecidos com os meus.

Adoro esta dinâmica. A praia será, porventura, o único sitio onde não gosto de apenas estar, tenho de fazer sempre alguma coisa. Gosto tanto de pensar na praia. Ela foi feita para a reflexão, só pode. Toda aquela grandeza e simplicidade foi feita para nos ajudar a tomar decisões.

No Inverno há toda aquela energia no rebentar das ondas. A descarga da fúria dos Deus irados, é como gosto de pensar. Aí, lê-se no carro, enroscada. Só com o cheio a maresia a entrar pela janela entreaberta. Mal posso esperar!!

Pessoa

O último post é para dar um cheirinho para este. Já estão, mais ou menos, a ver o tema. Então é assim.
Eu gosto de poesia, gosto de poetas e de poemas. A poesia é muito diferente dos romances porque esta deixa o sujeito poético totalmente a nu. O que este escreve é o que o próprio sente, vê e ouve. São os seus sentimentos e vivencias que estão naqueles versos. É uma exposição tremenda escrever poesia.

Um dos poetas que mais curiosidade me desperta é Fernando Pessoa. O senhor era especial, diferente e muito complexo. Como nunca tinha lido nada dele, sem contar com aquele poemas mais conhecidos com os quais, incontornavelmente, nos cruzamos. Comprei um livro, uma colectânea das suas citações e poemas. Chama-se "Citações e Pensamentos de Fernando Pessoa" organizado por Paulo Neves da Silva.
Uma mais valia para quem o quer conhecer mais a fundo, sem dúvida.
É por esta e por outras que podem contar com muitas citações de Pessoa no meu cantinho "Parafrasear a Vida" daqui para a frente.

Parafrasear a Vida XI


"Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?"

Fernando Pessoa, in "O Eu Próprio"

domingo, 6 de setembro de 2009


Vindimas

As vindimas estão prestes a começar. Já tirámos e limpámos os cestos e as máquinas estão prontas para receber as uvas. Começa assim a colheita de 2009. O pai diz que vai ser um bom ano e eu acredito nele.
As vindimas dão muito trabalho e são bastante cansativas. Andar de vinha em vinha, cortar os cachos, carregar os cestos pesadíssimos, levá-los para a adega e, aí, produzir o vinho. E eu pergunto como é que há pessoas que pagam para irem vindimar para o Douro.

Para mim esta é a pior parte, muito pior do que podar, sulfatar, tirar folhar, enxertar. Mas vale a pena. Para depois, em Abril, fazermos a prova do vinho e enchermos a adega com amigos a fazer as suas encomendas.


Em cada ano o pai faz mais umas centenas de almudes de vinho e em cada ano falta algum para colmatar as encomendas. O pai não faz isto por dinheiro, há que dizer que assim ninguém enriquece, mas por amor. Ele gosta mesmo das vinhas, passear numa manhã de Primavera pelas fileiras, ver as uvas a amadurecer e oferecer garrafas às pessoas e dizer: "Este fui eu que fiz!".





As fotos são do ano passado, mas dá para ver o que se vai passar até ao final do mês por aqui.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A febre destas coisas toca a todos

Novidades, novidades!
Agora eu e a Tó temos um twitter. Vamos só escrever baboseiras e coisas estupidas e sem sentido. Mas, para quem quiser dar uma espreitadela, aqui fica:
Sigam-nos!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parafrasear a Vida X


"Toda a gente sabe ou toda a gente julga saber o que é a matemática: um jogo de números, incógnitas e relações que se utiliza para pagar a conta do supermercado, calcular os impostos, planear a construção de pontes, determinar o trajecto do vaivém espacial e tranquilizar-nos quanto à órbita futura dos asteróides. Mas os filosofos, tal como os matemáticos, nunca se entenderam sobre a raiz do poder milagroso desses números e dessas equações."


Nuno Crato; "A Matemática das Coisas"



A Química de Rómulo

Eu ando um bocado com a neura! E Porquê??
Acho que fiz uma tremenda asneira em ter escolhido Química. Não gosto daquilo, não me cheira nada bem. Ou melhor, cheira-me a esturro. E até tremo de pensar no que vem aí e no que vou ter que estudar nos próximos meses.
Mas, depois, uma pessoa abre o livro e encontra na primeira página isto:


"Sempre gostei de trabalhar com as minhas mãos.
Digo frequentemente que se as
coisas tivessem corrido de outra
forma eu gostaria de ter trabalhado
na metalurgia ou ter sido
marceneiro. Além disso,
sempre gostei de fazer,
coisas para a minha casa.
Até fiz mobília. Portanto, a física
e a química atrairam-me
por causa do seu lado
experimental, mãos na materia."

E, então, pensa que só pode ser um sinal. Não será assim tão mau!